terça-feira, 15 de julho de 2008

Claustro da Sé de Lisboa

Tipologia: vestígios diversos

Localização: Largo da Sé; Sé ; Lisboa

Período: Medieval Islâmico ; Medieval Cristão ; Moderno ; Contemporâneo ; Romano ;
Alta Idade Média ; Idade do Ferro

Descrição:
Construção do século XII que recebeu acrescentos nos séculos XIII e XIV, nomeadamente o claustro, a Capela de Bartolomeu Joanes e a capela-mor que substitui a primitiva. Depois do terramoto foi alvo de obras de recuperação. Sob o claustro escavações conduzidas desde 1990 puseram a descoberto uma longa diacronia de ocupação (até à época islâmica), e numerosas obras a que o espaço esteve sujeito desde época cristã até aos nossos dias em infra-estruturas como esgotos, deposição de um ossário.
A ocupação da Idade do Ferro é conhecida por numeroso espólio e por muros da época; a época romana por uma via ladeada por tabernae, uma cozinha, restos de canalizações e uma cloaca; o período visigótico por alguns restos estruturais; a época islâmica por numerosas estruturas como um grande edifício público, numerosas fossas detríticas e alguns tanques.















Intervenções Arqueológicas / Trabalhos:
1990-94 pelos arqueólogos José Luís Martins de Matos e Clementino José Gonçalves Amaro

-Identificaram-se muros romanos de grande dimensão, o lageado de uma via romana e um depósito (lixeira) da Idade do Ferro.
A sondagem junto aos contrafortes do lanço norte do claustro permitiu localizar os troços de muros atribuíveis ao séc.I d.C .Identificaram-se estruturas do período islâmico, com destaque para o que restou de uma habitação numa das áreas do claustro. Sobre o aterro tardo-romano identificou-se um pavimento provavelmente islâmico .A escavação a sul identificou um grande muro de alvenaria de pedra com um compartimento em forma de nicho.

1995 pela arqueóloga Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar

- Foram identificadas várias estruturas entre as quais: muro limite a oeste do possível pátio; o pavimento e o derrube de telhado de época islâmica; fossa detrítica; extensão do aterro já identificado sobre a calçada romana e dentro de outras tabernae; identificação de uma canalização e camadas alto-imperiais.

1996 pela arqueóloga Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar

- A estrutura mais antiga nesta área é à canalização parcialmente posta a descoberto na campanha de 95 e que se apresenta totalmente preservada para Oeste.
Na sequência da escavação da canalização obteve-se a Oeste um pequeno perfil no qual são visíveis as seguintes estruturas: A Sul o muro Norte da Estrutura Abobadada de época islâmica; A Norte o muro lateral leste da rua romana.
De Norte para Sul são visíveis: Fossa detrítica islâmica até à sua base; Muro tardo romano; Zona de terra e tijoleiras caídas junto ao bordo da canalização; Zona lateral da canalização em argamassa branca; Canalização; Zona lateral da canalização em argamassa; Muro 1; Muro exterior de época islâmica.

1997 pelos arqueólogos Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar e Clementino José Gonçalves Amaro

- O resultado das escavações deste ano permitiu obter novos dados sobre a ocupação de época islâmica.
Marcaram-se cerca de 200kg de cerâmica correspondendo aos fragmentos da Idade do Ferro, e a cerâmica proveniente de uma das fossas detríticas. Inventariaram-se todos os fragmentos pintados, de engobe vermelho e cinzenta com forma, e todos os bordos e fundos. Procedeu-se ao restauro de grandes potes, bem como ao restauro de metais (moedas e outros) e vidros.

Em 1998 pelos arqueólogos Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar e Clementino José Gonçalves Amaro

- Na zona do edifício público islâmico pôs-se a descoberto o fim do murete já identificado, e um pavimento. Todavia na mesma área localizaram-se restos de pregos e tábuas interpretados também como restos de um pavimento. Identificou-se o prolongamento de um outro muro rebocado, e detectou-se a camada de destruição do edifício. A escavação dos níveis tardo-romanos, foi condicionada por camadas de derrube superiores com abundante espólio e restos alimentares, cujas terras tiveram de ser cuidadosamente crivadas.
As camadas romanas até ao momento forneceram espólio do período tardo-romano.

Em 1999 pelos arqueólogos Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar e Clementino José Gonçalves Amaro

- Idade do Ferro - Escavado pontualmente tendo sido identificadas algumas camadas; Romano - Rua, coloaca, sistemas de comunicação, tabernae e parte de uma casa, estruturas tardo-romanas que desactivam a rua e aterros da mesma época; Islâmico - áreas habitacionais na plataforma Norte e restos de pavimentos almagra; edifício público na plataforma Sul com paredes rebocadas pintadas a vermelho e branco definindo um pátio; Medieval - Alguns muros e reutilizações de estruturas islâmicas; aterro do século XIV; Moderna - níveis superiores e lixeira do século XVI.

Bibliografia:
- AMARO, Clementino José Gonçalves;” Vestígios materiais orientalizantes do Claustro da Sé de Lisboa, Os Fenícios no território português” ; Lisboa: Universidade Nova, (Estudos Orientais, 4), p. 183-192.; 1993
- ARRUDA, Ana Margarida; TEIXEIRA de Freitas, Vera ; VALLEJO sanchez, Juan I; “As cerâmicas cinzentas da Sé de Lisboa”; Revista Portuguesa de Arqueologia, Lisboa: Instituto Português de Arqueologia. 3:1, p. 25-59; 2000
- MATOS, José Luís Martins de; Al-madan; “Escavações arqueológicas nos claustros da Sé de Lisboa”; Almada. 2ª Série:3, p. 108.; 1994

Netgrafia :
http://www.ipa.min-cultura.pt/
http://www.ippar.pt/

Horário (Claustro):10.00h – 18.00h (Verão)10.00h – 17.00h (Inverno)

Morada: Sé de Lisboa (Cabido) Largo da Sé 1100-585 Lisboa

Transportes: Eléctrico 12 e 28 Autocarro 37
Contactos: telefone 218 876 628 Fax 218 866 752

Preços: Claustro - € 2.50 (1,25 € para estudantes ou + 65 anos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Voces são simpáticas e divertidas.
Fui guia de turismo na cidade do Rio de Janeiro por década e meia, o espírito é este , parabéns.
Sobre o Cláustro da Sé de Lisboa, vou ler com calma e comento depois.
Pretendo usar o modelo deste fabuloso templo(e sítio) do google sketch up, fotos e etc. para uma narrativa no facebook.
Adriano Jorge Carneiro , (há imagens de natureza, minha especialidade).
pós skriptum: Achei a grandona (Vera?,uma Gata !!!).

Verdes Anos