segunda-feira, 14 de julho de 2008

Comentário à Muralha Fernandina

Foram inúmeras as vezes que me desloquei ao Espaço Chiado para fazer impressões de trabalhos no centro de cópias Arco- Íris. Para variar e sendo estudante e ainda por cima de Belas Artes, estas deslocações, foram sempre feitas em estado de stress! Claro está, nunca tinha sequer reparado que no meio do centro comercial estava parte da Muralha Fernandina!
Está lá de facto, bem visível e assinalada!!!
Quem entra no Espaço Chiado do lado da Rua Nova da Trindade depara-se a meio do caminho, do lado direito com o Torreão, que em tempos flanqueava a antiga Porta de Santa Catarina e do lado esquerdo com parte da muralha. Esta estende-se em altura até ao segundo andar do centro comercial.
A muralha pode ser vista através de paredes de vidro que a ladeiam, estando assim protegida e devidamente iluminada.
É de facto curiosa esta integração e apropriação da história no nosso quotidiano, ainda mais quando se trata de um centro de comercial.
Geralmente vamos ao centro comercial fazer compras, ver as montras, neste caso, eis que na montra encontramos não roupa, ou aquelas sandálias vermelhas giríssimas mas parte da história da cidade de Lisboa, neste caso a Muralha Fernandina.

Sem comentários:

Verdes Anos