segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa)

Tipologia: Igreja e museu

Localização: Largo do Carmo; Sacramento; Lisboa

Período: Idade Média

Descrição: ( Igreja)
A Igreja do Carmo integra o complexo do Convento do Carmo que pertencia à ordem das carmelitas descalças.
Este foi mandado edificar pelo condestável D. Nuno Álvares Pereira em 1389, vindo a ficar parcialmente destruído com o terramoto de 1755.
A Igreja do Carmo foi construída no estilo gótico mendicante, influenciada pelo Mosteiro da Batalha, em construção na mesma época.
A fachada da igreja tem um portal com várias arquivoltas lisas e capitéis decorados e a rosácea que encima o portal, está destruída.
O interior apresenta 3 naves e uma cabeceira com - uma capela mor e 4 absidíolos. O tecto da nave da igreja desapareceu com o terramoto e só os arcos ogivais transversais que o sustentavam são visíveis ainda hoje.
Hoje, serve simultaneamente como sede da associação dos arqueólogos portugueses e como espaço museológico (Museu arqueológico do Carmo); a restante parte do convento é ocupada pela Guarda Nacional Republicana.

Descrição: Igreja( lado sul)
Esta zona é alvo de acompanhamento arqueológico.
Foi pelo menos desde o século XIV, embora hajam referências bastante anteriores, alvo de intervenção humana, do qual restarão importantes vestígios. Ao longo dos séculos foi, parte do adro e cemitério da Igreja do Carmo; zona das Casas aforadas, pertença dos frades Carmelitas; zona de serventia ao povo de Lisboa, pelas antigas escadas da Piedade ou Escadinhas do Carmo e zona de intervenção pombalina com a construção da muralha de suporte da colina, determinada pelo novo plano de ordenamento da cidade pós-terramoto.
Pertencem ao seu espólio fragmentos arquitectónicos com um capitel gótico,várias pedras aparelhadas, elementos de arcos, tambores de colunas, fragmentos de cornijas, dois prováveis pedestais, parte de guarnição de escada; uma tampa de sepultura, uma caixa de esmolas (XVII).

Descrição: ( Museu)
Instalado nas Ruínas do Carmo, o Museu arqueológico do Carmo integra peças de valor histórico, arqueológico e artístico, numa cronologia ampla que contempla artefactos e obras desde a Pré - História à época contemporânea.

Biblioteca:
A Biblioteca encontra-se encerrada, procedendo-se neste momento à sua informatização. No entanto os sócios podem consultar o seu acervo, dirigindo-se ao Largo do Carmo n.º4 1.º Dtº.

Loja:
O Museu integra, desde Dezembro de 2002, uma Livraria/Loja, destinada à comercialização de publicações da Associação dos Arqueólogos Portugueses, bem como de publicações e merchandising específicos do Museu. Pensados para os diferentes públicos e para diferentes faixas etárias, os objectos inspiram-se em temáticas relacionadas com as colecções do Museu ou com as Ruínas do Carmo.

Intervenções Arqueológicas / Trabalhos:
Foram efectuadas 4 intervenções: ano de 1982 pelo Arqueólogo Lyster Franco; ano de 1984 pela arqueóloga Maria Cristina Teixeira Pereira Santos Gonçalves Neto; ano de 1996 pelo arqueólogo Fernando Eduardo Rodrigues Ferreira (identificação da necrópole no interior da igreja) ; ano de 2001 pelos arqueólogos Fernando Eduardo Rodrigues Ferreira e Maria da Conceição Machado Neves.( lado sul)

Bibliografia:
- AGUIAR, Sara Clifton Melo; Luís Miguel; Edifício do Convento do Carmo: o testemunho das ruínas ; Lisboa; 2002-2003.
- ARNAUD, José Manuel; Fernandes, Carla Varela; Construindo a memória : as colecções do Museu Arqueológico do Carmo; Lisboa : Associação dos Arqueólogos Portugueses, 2005; Museu Arqueológico do Carmo; Colecções de museu – Portugal ( em destaque na livraria)
- MATOS, Manuel Afonso de; A igreja do Carmo em Lisboa; Lisboa; Tese de licenciatura em Ciências Históricas e Filosóficas apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1951;
- Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário; 1993; Lisboa: IPPAR, 3 Vols.

Netgrafia :
http://www.ipa.min-cultura.pt/
http://www.ipmuseus.pt/
http://www.ippar.pt/
http://www.monumentos.pt/

Horário:
De Segunda-feira a Sábado Das 10h00 às 18h00 (Maio a Setembro) De Segunda-feira a Sábado Das 10h00 às 17h00 (Outubro a Abril) Encerrado: Domingo, Natal, Ano Novo e 1º de Maio

Morada: Largo do Carmo 1200 – 092 Lisboa

Transportes: Autocarros: 758, 790 Eléctrico: 28 Elevador: Santa Justa Metro: Baixa - Chiado (Linha Azul)

Contactos:
Telefone : 213 460 473
Fax: 213 244 25
E-mail: carlavf@mac.pt

A decorrer:
Teatro Nacional- Outros Palcos
Vieira- O Céu na Terra

18 Jul a 16 AgoTer a Sáb: 22h

Encenação:
Miguel Real e Filomena Oliveira, autoria; Filomena Oliveira,
Interpretação:
António Banha, Bruno Schiappa, Carmen Santos, Cláudia Faria, Félix Fontoura, João Brás, João Lagarto, José Henrique Neto, Júlio Martin, Marques D' Arede, Maurício Vitoria, Flávio Tomé, João Mais, Paula Coelho e Paulo Campos dos Reis

No ano em que se assinala o quarto centenário do nascimento do Padre António Vieira, o Teatro Nacional D. Maria II homenageia o pregador religioso português mais famoso de sempre.

Informações Úteis: 213 250 827/835 (Teatro Nacional D. Maria II)Preço dos bilhetes: 10€
Espectáculo legendado em inglês e castelhanoMaiores 12 anosDuração: 1h20 (sem intervalo)

Sem comentários:

Verdes Anos