terça-feira, 15 de julho de 2008

Museu da Cidade (Lisboa)



Tipologia: museu

Localização: Campo Grande, Lisboa

Descrição:
O Museu da Cidade conserva importantes colecções que mostram a evolução histórica nas suas vertentes urbanísticas, social, simbólica e económica da capital portuguesa.
Sendo um Museu de História, e tendo um carácter multidisciplinar, possui um espólio muito vasto e diversificado, que se destaca pelo seu valor documental, iconográfico e artístico. Em particular no domínio da pintura, desenho, gravura, cartografia, cerâmica, azulejaria, arqueologia, entre outras.
No piso térreo, podemos observar variados objectos que documentam a presença de civilizações antigas, destacando-se, neste conjunto, importantes colecções de artefactos do paleolítico e neolítico, resgatados em contexto arqueológico; espólio vítreo e cinerário romano; lápides e cerâmicas árabes; cabeceiras de sepultura dos sécs. XII e XIII; alguns elementos arquitectónicos do Paço de Alcáçova do Castelo de São Jorge e o brasão mais antigo da cidade de Lisboa.
O segundo piso remete-nos para a cidade de 1640 a 1910.
Os planos do Aqueduto das Águas Livres e projectos dos chafarizes cujo aparato cenográfico ultrapassa o carácter funcional, ganham especial destaque no percurso, remetendo para uma Lisboa Barroca.
Nesta sequência cronológica evidencia-se um dos conjuntos mais significativos da iconografia Olisiponense, a importante colecção europeia de gravuras sobre o Terramoto e os projectos pombalinos de reconstrução da cidade. A gravura, a pintura e os objectos do quotidiano constituem os principais elementos para ilustrar a Lisboa do séc. XIX e inícios do séc. XX.
A terminar a visita, o Fado, a incontornável pintura de José Malhoa, remete-nos para uma manifestação artística emblemática da cidade de Lisboa.
Já no jardim existem dois espaços destinados a exposições temporárias. No Pavilhão Branco apresentam-se regularmente projectos de arte contemporânea, concebidos especificamente para este espaço e que se relacionam com o local ou com a cidade. O Pavilhão Preto funciona como um espaço multiusos por onde passam habitualmente exposições de história, arte, arqueologia entre outras.

De denotar por fim que o Museu da Cidade se encontra inserido no Palácio Pimenta ou Palácio do Campo, uma construção da primeira metade do séc. XVIII.
É um edifício notável pelo equilíbrio e harmonia da fachada e pela beleza da sua decoração azulejar, parte dela joanina, datada de 1746, e outra executada já sob o reinado de D. José, ambas saídas das oficinas de Lisboa.

Horário: Terça a Domingo das 10h -13h e das 14h às18h

Morada: Campo Grande 245 1700-091 Lisboa

Transportes: Autocarros: 13,7,33,36,47,50,68,85 Metro Campo Grande (linha verde)

Contactos:
Tel: 21 751 32 00
Fax: 21 757 18 58
Email: museudacidade@cm-lisboa.pt

Preços:
2,69€ ;
Até aos 18 anos e a partir dos 60; estudantes; pessoas portadoras de deficiências; funcionários C:M:L; portadores dos cartões: APOM, ICOM, Lisboa Card, Bom Dia Lisboa - entrada gratuita

Sem comentários:

Verdes Anos