terça-feira, 15 de julho de 2008

Teatro Romano de Lisboa

Tipologia: teatro

Localização: Rua de São Mamede ao Caldas /Santiago/ Lisboa

Período: romano
Descrição: (teatro)
O Teatro Romano de Lisboa, até à data o único existente em território português com comprovação arqueológica, é um dos mais significativos e importantes edifícios de Olisipo, que comportava de 3000 a 5000 espectadores.
Construído provavelmente nos inícios do Império (1ª metade do séc.I d.C.) e remodelado em 57 d. C., no tempo de Nero, este edifício estava implantado numa colina virada para o Tejo, actual vertente sul do Castelo de São Jorge.
Abandonado como espaço cénico no séc. IV d. C. e reaproveitado para uso privado, permaneceu soterrado até 1798, ano em que as ruínas foram descobertas durante a reconstrução da cidade após o terramoto de 1755.
Diversas campanhas arqueológicas efectuadas desde 1964, colocaram a descoberto as ruínas deste edifício, estando actualmente visível cerca de um terço da totalidade do monumento.
Descrição: (museu)
O museu encontra-se instalado em parte de um edifício do séc. XVII (as antigas cavalariças do Cabido da Sé de Lisboa), ao qual foi acrescentado um piso nos inícios do séc. XX, que denuncia uma estrutura característica da arquitectura industrial da época, onde funcionou uma tipografia e uma fábrica de malas.
Esta construção foi recuperada, reabilitada e adaptada para a instalação do Museu do Teatro Romano que reabriu ao público em finais de 2001.
O museu foi concebido como espaço em construção, apoiado por suportes multimédia, onde pode ser observada uma proposta de reconstituição do monumento.
Este espaço museológico compreende actualmente 3 zonas, uma área de exposição, o campo arqueológico e as ruínas do teatro.
Área de exposição:
Exibe elementos iconográficos e bibliográficos dos séc. XVIII e XIX e alguns dos principais objectos até hoje recolhidos nas intervenções arqueológicas: múltiplos elementos arquitectónicos, dos quais se destacam capitéis jónicos e coríntios, bases e fustes de coluna; escultura; epigrafia; numismática e cerâmicas romanas e tardo-romanas.

Campo arqueológico:
Abrange toda a área onde se situaria parte do postcaenium (espaço localizado por trás da frente cénica). Inclui estruturas habitacionais dos séc. XVII/XVIII que foram construída adossadas ao muro de sustentação do Teatro.
As intervenções arqueológicas têm por objectivo estudar a área envolvente do Teatro Romano e definir a forma como este monumento condicionou a evolução urbanística deste parte da cidade, ao longo dos tempos.

Ruínas do teatro:
São hoje visíveis partes das bancadas (cavea), da orquestra (orchestra), da frente de cena (proscaenium) e do pavimento subjacente ao palco (hyposcaenium). Destaca-se a utilização de matéria prima local, o calcário conquífero (biocalcarenito) indicando o aproveitameno do afloramento rochoso ali existente.
A utilização do mármore na ornamentação arquitectónica terá ocorrido em 57 d. C. indicando-nos uma remodelação decorativa do espaço cénico.

Intervenções Arqueológicas / Trabalhos:
Foram efectuadas 8 intervenções: em 1966 pela arqueóloga Irisalva da Nóbrega Moita; em 1989 e 1990 pelo arqueólogo António Manuel Dias Diogo; em 1998 pelos arqueólogos Rodrigo de Araújo Martins Banha da Silva e Lídia Maria Marques Fernandes; em 2001 e 2004 pela arqueóloga Maria Marques Fernandes; em 2004 pelas arqueólogas Anabela Ferreira Gonçalves; Nélia Cristina Martins Santos; Cristina Alexandra Sebastião Chanoca e em 2005 pela arqueóloga Maria Marques Fernandes.

Bibliografia:
- ALARCÃO, Jorge Manuel N.L.; “O teatro romano de Lisboa; Actas del Simposio El Teatro en la Hispania Romana”; 1982; Badajoz.
- ALMEIDA, Fernando de; “Notícia sobre o teatro de Nero, em Lisboa”; Lucerna; Porto. 5, p. 561-571; 1966
-AZEVEDO, Carlos; FERRÃO, Julieta; GUSMÃO, Adriano; “Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa”; Lisboa: Junta Distrital de Lisboa, vol. 1, p. 147.; 1973
- MOITA, Irisalva; “O teatro romano de Lisboa” ;In: Revista municipal, Ano 31, nº 124-125 (1970)
- RAPOSO, Jorge; Al-madan; Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal; Almada. 2ª série: 10, p. 100-157; 2001

Netgrafia :
http://www.ipa.min-cultura.pt/
http://www.ipmuseus.pt/
http://www.museu-teatroromano.net/

Horário: Ter a Dom: 10h-13h/14h-18h Encerra aos feriados

Morada: Pátio do Aljube, 5 (junto à Rua Augusto Rosa) 1100-059 Lisboa

Transportes: Autocarro 37 Eléctrico 28

Contactos: Tel 21 882 03 20
Email: museudacidade@cm-lisboa.pt

Preços: gratuito

Sem comentários:

Verdes Anos