quinta-feira, 17 de julho de 2008

Castelo de S. Jorge (Lisboa)

Classificação: Monumento Nacional

Tipologia: Castelo

Localização: Castelo, Lisboa

Período: Idade do Ferro; Romano; Medieval Islâmico; Medieval Cristão; Moderno; Contemporâneo

Descrição:
Primitivamente conhecido simplesmente como Castelo dos Mouros, ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.
Os vestígios mais antigos de ocupação do local remontam à Idade do Ferro, época em que provavelmente aí se situava um povoado fortificado. Desde então, foi adquirindo formas e vivências diversas, que os trabalhos arqueológicos efectuados desde 1996 têm vindo a pôr a descoberto. A existência de um castelo propriamente dito data dos séculos X–XI, altura em que Lisboa era uma importante cidade portuária muçulmana. Em meados do séc. XI, na sequência de várias obras de reorganização urbana do topo da colina, define-se a área que hoje ocupa, datando, também, dessa época o bairro islâmico situado a nascente. Após ser tomado por D. Afonso Henriques, o castelo tornou-se o Paço Real, naquele que foi o seu período áureo. Com os terramotos de 1531 e 1755, e o retomar da função militar, vai-se acentuando a descaracterização do Castelo e do Paço Real pelas sucessivas construções que o vão escondendo dos olhares.
O Castelo é formado por vários núcleos. A Alcáçova, que mantém o traçado que existia na época islâmica e abrange a actual freguesia de Sta. Cruz do Castelo; subsistem ainda oito torreões, cinco de secção quadrangular e três de secção semi-circular. Parte do seu traçado e pelo menos duas torres encontram-se incorporadas nas construções existentes. O Castelejo, que apresenta uma planta quadrangular, com cerca de 50m de largura, situa-se na área de mais difícil acesso do topo da colina; desde subsistem 11 torres, das quais se destacam a Torre de Menagem, a Torre de Ulisses, a Torre do Paço, as Torres Central Norte e Noroeste, a Torre da Cisterna e a Torre de São Lourenço, situada a meia encosta. Há ainda vestígios do Paço Real da Alcáçova, do qual ainda restam espaços como a Sala Ogival, a Sala das Colunas, a sala da Cisterna e outros compartimentos. Junto ao Paço Real existia a Capela de São Miguel, da qual são visíveis ainda os vestígios da abside. O Bairro Islâmico (ver imagem) foi descoberto durante as escavações arqueológicas, e ocupa a área oriental da alcáçova, no sítio conhecido por Praça Nova. Além das várias estruturas habitacionais, como compartimentos, salões, cozinhas e outros espaços, e pátios bem definidos, encontram-se, também, áreas de circulação e de saneamento. O Palácio dos Bispos, instalado sobre as antigas casas islâmicas, logo após a conquista, evidencia notavelmente essa dinâmica renovadora.

Intervenções Arqueológicas / Trabalhos:
Toda a área do Castelo tem vindo a ser alvo de inúmeras escavações ao longo dos últimos anos. Em 1996, ficaram ao encargo das arqueólogas Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar e Ana Maria Marques Gomes, em 1997 de Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar, Rodrigo de Araújo Martins Banha da Silva e Ana Maria Marques Gomes, e em 2001, 2002 e 2003 de Maria Alexandra de Medeiros Lino Gaspar e Ana Maria Marques Gomes. Estes trabalhos tiveram sempre como objectivo descortinar um pouco mais da vivência e estruturas que existiram no Castelo nas várias épocas em que foi utilizado.

Bibliografia:
- GASPAR, Alexandra, GOMES, Ana, Castelo de São Jorge – balanço e perspectivas dos trabalhos arqueológico”, Património- Estudos, vol. 4, Lisboa, IPPAR.
- GASPAR, Alexandra, GOMES, Ana, O Castelo de S. Jorge – da fortaleza islâmica à alcáçova cristã, Actas do Simpósio Internacional sobre Castelos, Mil Anos de Fortificações na Península Ibérica e no Magreb. 500 – 1500, Lisboa, Edições Colibri – Câmara Municipal de Palmela.
- SILVA, A. Vieira, O Castelo de São Jorge. Estudo histórico-descritivo, Lisboa, Tipografia Empresa Nacional de Publicidade, 2º edição.
- Conquista de Lisboa aos Mouros em 1147 — Carta de um cruzado Inglês; Lisboa, Livros Horizonte, 1989

Netgrafia:
pt.wikipedia.org/
www.castelosaojorge.egeac.pt/
www.ipa.min-cultura.pt/

Horário:
1 de Novembro a 28 de Fevereiro 9h00 – 18h00 1 de Março a 31 de Outubro 9h00 – 21h00

Morada: Castelo de São Jorge 1100 – 129 Lisboa

Transportes:
Autocarro 37; Eléctricos 12 e 28

Contactos:
Telefone: 218 800 620 / 2 / 3 / 5

Fax: 218 875 695

E-mail: castelodesaojorge@egeac.pt

Sem comentários:

Verdes Anos