segunda-feira, 14 de julho de 2008

Comentário ao Convento de São Francisco

Parte do Convento de São Francisco é hoje ocupada pela Faculdade de Belas Artes.
Como estudante desta faculdade há 5 anos, tenho uma relação muito próxima com este edifício e é difícil desassociá-lo da ideia de escola!
O convento foi remodelado, no entanto, ainda está muito presente a estrutura conventual! As antigas celas dos monges foram agrupadas e transformadas em salas de aulas, o claustro é hoje o local onde almoçamos nos dias de sol e onde continuamos a partilhar o espaço com as estátuas , e a cisterna é utilizada como espaço expositivo!
Vista do exterior penso que ninguém associa aquela fachada despojada ao interior do edifício, cheio de recantos, escadas, estátuas, inscrições, um espaço labiríntico que confesso ao final de 5 anos não conhecer completamente!
O Conjunto resulta numa mistura engraçada, afinal este edifício embora dividido, é partilhado pela faculdade, pela polícia, pelo Governo Civil e pelo Museu do chiado! É fre-quente ouvir-se na esplanada do museu do chiado, as conversas do pessoal de escultura e olhar através da janela e ver os polícias a treinar nos terraços da escola!
É um espaço lindíssimo que vale a pena conhecer, quanto mais não seja, para ver a quantidade de trabalhos que se encontram espalhados pelas paredes da escola na altura das avaliações finais ou para abrir uma janela e ver o Tejo, que faz parte do dia a dia de todos os alunos desta faculdade!

Sem comentários:

Verdes Anos