segunda-feira, 14 de julho de 2008

Muralha Fernandina | Espaço Chiado (Lisboa)

Tipologia: Muralha

Localização: Espaço Chiado; Rua da Misericórdia; Sacramento; Lisboa

Período: Idade Média

Notas relativas ao período:
Em consequência dos assaltos, roubos e incêndios que o exército do Rei D. Henrique de Castela promoveu contra a cidade de Lisboa, inutilizando a Cerca de muralhas visigóticas e mouras que envolviam o povoado, El - Rei D. Fernando mandou, em 1373, construir uma nova cinta de muralha, a qual ficou conhecida por “Cerca Nova” e também por “Cerca Fernandina”.

Descrição:
Segundo se sabe, o traçado geral da Cerca Fernandina iniciava-se do lado ocidental do Castelo de São Jorge, descia o vale da Mouraria, para depois subir a encosta do Monte de Sant ´Ana e voltar a descer pelo vale da Avenida que atravessava então à actual Praça D. João da Câmara, subindo até ao Largo de S. Roque e daí prolongava-se até ao Tejo, passando pelo Largo do Chiado.
A muralha seria de alvenaria, tendo cerca de 0,5 metros de espessura, estima-se que atingiria um volume de 86.000 m 3. A construção desta muralha durou cerca de 2 anos, tendo sido terminada em 1375.
Com o terramoto de 1755 as muralhas ficaram destruídas, sobrando assim algumas ruínas espalhadas por algumas zonas de Lisboa, o Espaço Chiado é uma delas, sendo que neste podemos observar os restos do Torreão e de parte do troço da muralha que ligava as portas de Santa Catarina ao rio.

Intervenções Arqueológicas / Trabalhos:
Foram efectuadas 2 intervenções no ano de 2003, ambas ao encargo do arqueólogo João Carlos Castelo Branco Soares Albergaria.

Bibliografia:
SILVA, Augusto Vieira da, "A Cerca Fernandina de Lisboa", 2ª edição, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1987, 2 vols.

Netgrafia :
http://www.inlisboa.com/
http://www.ipa.min-cultura.pt/
http://www.ipmuseus.pt/

Horário: 10h - 20h

Morada:
Rua da Misericórdia nº 12 – 20 Rua Nova da Trindade nº 5 – 5G 1249 – 038 Lisboa _ Portugal

Transportes: Autocarros: 758 e 790 Metro Baixa Chiado ( linha azul)

Contactos: 213 225 569

Sem comentários:

Verdes Anos