sexta-feira, 18 de julho de 2008

Comentário à Torre de Belém

A Torre de Belém é um dos mais importantes e carismáticos monumentos portugueses. A sua imagem é utilizada em todo o tipo de objectos, desde postais, sacos, imans, peças de vestuário, entre muitos outros, e é reconhecível em todo o mundo como um símbolo do nosso país.
Grande parte da sua beleza reside na decoração exterior, com cordas e nós esculpidos em pedra, galerias abertas, torres de vigia em estilo mourisco e ameias em forma de escudos, decoradas com esferas armilares, a cruz da Ordem de Cristo e inúmeros elementos naturalistas alusivos às navegações. Um dos motivos naturalistas mais interessantes é um rinoceronte esculpido, o primeiro representado em pedra na Europa, que celebra a vinda do 1º rinoceronte para a Europa, durante o reinado de D. Manuel I.
A sua localização, entrando pelo rio adentro, faz deste monumento uma espécie de plataforma cultural entre o velho e o novo mundo, transportando-nos instantaneamente através dos séculos, até uma das mais importantes épocas da História Portuguesa.

Sem comentários:

Verdes Anos