sexta-feira, 18 de julho de 2008

Comentário ao Mosteiro dos Jerónimos

Este é um dos monumentos mais emblemáticos do nosso país, e um dos que mais turistas atrai todos os dias. A sua grandiosidade deriva em grande parte, do enorme investimento feito pelo rei D. Manuel I neste monumento, que veio sobretudo dos negócios de especiarias.
Integra inúmeros elementos do “nosso” estilo manuelino, com elementos fantásticos e vegetalistas, muito ligados a uma simbologia régia e de glorificação do povo português. Sempre associado à epopeia dos Descobrimentos, e devido à sua localização na zona que já foi a porta marítima de Lisboa, é desde cedo interiorizado como um dos maiores símbolos da nação. Talvez por isso nomes como Fernando Pessoa, Camões e Vasco da Gama, tenham os seus túmulos neste local, concentrando-se, assim, séculos da História portuguesa num só local.
Este Mosteiro é um local imenso, onde as hipóteses de conhecimento são praticamente infinitas. Está repleto de pequenos recantos, esculturas grandes e pequenas, grandes salas, arquitectura de excelência, que só podem ser devidamente apreciados com tempo, e mesmo assim, fica-se com a sensação de que não se viu tudo o que há para ver.
Possui uma das mais importantes e belas igrejas-salão da Europa, e o seu Portal-sul é simplesmente espectacular, apresentando um vasto conjunto escultórico com Santa Maria de Belém em especial destaque.

Sem comentários:

Verdes Anos