quinta-feira, 17 de julho de 2008

Comentário ao Castelo de S. Jorge

Assim que nos começamos a aproximar do Castelo e das habitações que as suas muralhas protegem, começamos a aperceber-nos de uma grande diferença em relação ao resto da cidade: o silêncio. De facto, é uma zona tão calma e sossegada, que parece que entrámos num mundo novo, ou que voltámos atrás no tempo.
Para além disso, a visita ao castelo propriamente dito é uma experiência muito interessante, e um aspecto que salta à vista é a sua dimensão; já visitei vários castelos, por esse país fora, e este é, sem dúvida, um dos maiores e mais imponentes, o que provavelmente é justificado por se encontrar naquela que sempre foi uma das mais importantes cidades do território português. Outro aspecto interessante é a vista que dali se tem sobre a cidade, que é fantástica.
Tivemos muita pena de não podermos ver de perto, os vestígios que ainda restam do bairro islâmico que existem dentro das muralhas. Conseguimos ver restos de paredes, formando as divisões das casas, mas toda essa zona está fechada ao público, pois ainda está a ser alvo de estudos.

Sem comentários:

Verdes Anos