terça-feira, 15 de julho de 2008

Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto (Lisboa)

Tipologia: Igreja

Localização: Largo do Chiado, Sacramento, Lisboa

Período: Moderno

Descrição:
Igreja fundada em 1518, teve de ser reconstruída duas vezes, em 1676 e 1785, devido a incêndios, o último dos quais no decorrer do terramoto de 1755. A igreja original foi da autoria de Filippo Terzi, enquanto que a última reconstrução, neoclássica, é de José Costa e Silva.
A devoção a Nossa Senhora do Loreto foi trazida para Portugal pelos mercadores Venezianos e Genoveses que se instalaram na região, daí que a Igreja seja também conhecida por Igreja dos “Italianos”.
A igreja é composta por uma nave central, com doze capelas laterais com os doze apóstolos, revestidas de mármore italiano. A fachada principal é famosa pela imagem de Nossa Senhora do Loreto e pelas armas pontifícias de Borromini (século XVII), ladeadas por dois anjos. A sacristia é revestida a azulejos da autoria do ceramista espanhol Gabriel del Barco, e nas suas paredes podem apreciar-se pinturas de António Machado Sapeiro. Possui ainda um órgão de tubos datado do séc. XVIII, cuja autoria não se encontra bem definida.

Bibliografia:
- SILVA, Raquel Henriques da, “Arquitectura religiosa Pombalina”, Monumentos, Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, n.º21, Lisboa, Setembro 2004, Pág. 112

Netgrafia:
revelarlx.cm-lisboa.pt/
www.lxjovem.pt/
www.guiadacidade.pt/

Horários:
Segunda a Sábado: 7h00-13h00 e 15h00-20h00
Dom: 16h00-20h00

Morada:
Largo do Chiado, na esquina com a Rua da Misericórdia
1200-273 Lisboa

Transportes:
Estação de Metro Baixa-Chiado
Autocarros 58 e 100; Eléctrico 28

Contactos:
Tel: 213 423 655
Fax: 213 423 655

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola caras colegas!
Que interessante o vosso blog!
Eu estou a acabar o meu Erasmus em Milao e estava ontem mesmo a comentar com alguns amigos que tenho de fazer um giro pela cidade de Lisboa com olhos de turista ou mesmo com "olhos de ver", porque conheço mal a cidade.. desconheço estas "perolas"!
Muito curioso haver uma igreja italiana no centro de Lisboa :)
Bom trabalho, meninas!
e desde ja agradeço o blog, porque de certeza que o vou visitar para saber o que visitar quando for dar o meu giro "turistico" por Lisboa!

Directamente de Milao,
a vossa colega e amiga,
Sofia Neves

Rosita disse...

Olha a Igreja Nossa Senhora do Loreto em Lisboa......linda

Verdes Anos